25.3 C
São Paulo
sexta-feira, abril 4, 2025

Trump impõe sanções à Colômbia, após Petro recusar voos com deportados dos EUA

Trump impôs sanções à Colômbia depois que Petro se recusou a aceitar voos com os deportados dos EUA

Trump impôs sanções à Colômbia depois que Petro se recusou a aceitar voos com os deportados dos EUA (foto: Aaron Schwartz / EFE / EPA / Pool)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma publicação em sua rede Verdadesocial, neste domingo (26), que seu governo imporá sanções contra a Colômbia. A medida é uma resposta à recusa do presidente colombiano de esquerda, Gustavo Petro, de receber dois vôos militares americanos que estavam levando imigrantes ilegais deportados dos EUA para seu país de origem.

“Acabei de ser informado de que dois vôos de repatriamento dos Estados Unidos com um grande número de criminosos ilegais não tinham permissão para pousar na Colômbia”, disse Trump em seu cargo. “A recusa de Petro desses vôos ameaçou a segurança nacional e a segurança pública dos Estados Unidos.”

Entre as medidas adotadas em resposta ao presidente colombiano, Trump anunciou uma tarifa de emergência de 25% em todos os produtos do país latino -americano, que será reajustado para 50% em uma semana.

Além disso, Trump anunciou sanções ao tesouro e ao setor financeiro da Colômbia, historicamente um dos principais aliados dos EUA na América do Sul. O presidente americano também disse que proibirá viagens por membros e apoiadores do governo petro para os EUA e que, para esse fim, suspenderão seus vistos.

O presidente dos Estados Unidos também alertou que “essas medidas são apenas o começo. Não permitiremos que o governo da Colômbia viole suas obrigações legais sobre o retorno dos criminosos que forçaram contra os Estados Unidos “.

Presidente colombiano alinhado com a posição brasileira em voos com deportados dos EUA

Antes, também neste domingo, em uma publicação sobre seu perfil oficial em X, Gustavo Petro disse que os EUA não podem tratar os imigrantes colombianos como criminosos.

“Eu previsto a entrada de aviões norte -americanos com imigrantes colombianos em nosso território. Os EUA devem estabelecer um protocolo de tratamento digno para os imigrantes antes de recebê -los ”, disse o presidente colombiano.

Gustavo Petro também afirmou que não pode fazer os imigrantes permanecerem em um “país que não os deseja”, mas que os deportados devem ser enviados em aviões civis, sem serem tratados como “criminosos”. O governo colombiano anunciou que enviará o avião presidencial aos EUA para procurar imigrantes ilegais deportados.

“O governo da Colômbia, sob a direção do Presidente Gustavo Petro, disponibilizou o avião presidencial para facilitar o retorno digno de compatriotas que chegariam ao país hoje nas primeiras horas da manhã, provenientes de vôos de deportação”, disse um comunicado Da presidência.

Veja também:  Trump anuncia tarifas recíprocas, com etanol brasileiro no alvo

Petro também disse que os cidadãos americanos poderão permanecer na Colômbia, desde que se regularem. “Existem mais de 15.666 pessoas em uma situação irregular e, de acordo com as leis colombianas, elas devem regularizar sua estadia”, disse o esquerdista.

A posição de Petro se alinha ao do governo brasileiro, que protestou contra o uso de algemas em imigrantes ilegais durante um voo de deportação dos EUA para o Brasil.

Em um comunicado, Itamaraty disse que pedirá explicações ao governo americano por violação do acordo. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, houve “tratamento degradante” dos brasileiros.

Conforme relatado por Gazeta do POVO, de janeiro de 2023 até 10 de janeiro de 2025, o governo do ex -presidente Joe Biden enviou 32 vôos com imigrantes brasileiros ilegais deportados dos EUA. O uso de algemas é padrão ao transportar deportados.

Petro responde a Trump com aumento de tarifas em produtos dos EUA

Continuando a troca de informações, acusações e ameaças via mídia social, Petro postou novamente em seu perfil em X, nesta tarde de domingo. Em resposta ao aumento das tarifas impostas por Trump, o presidente colombiano impôs taxas iguais aos produtos americanos.

“Fui informado de que você impõe uma tarifa de 50% aos frutos de nosso trabalho humano para entrar nos Estados Unidos, e eu faço o mesmo”, disse Petro, que também afirmou que “a Colômbia abre para o mundo inteiro”.

O prefeito de Medellin, Fico Gutiérrez, sugeriu que os prefeitos do país fizessem uma caravana para os Estados Unidos para dizer a Trump que Petro não os representa.

“Com muito esforço e construção, a Colômbia se tornou um dos grandes aliados comerciais dos Estados Unidos e um dos principais da América do Sul. Petro colocou tudo isso em risco”, disse Gutiérrez em seu perfil X.

Ele também culpou “arrogância de Petro” pelas tarifas impostas à Colômbia pelos EUA. “Prefeitos, governadores e cidadãos opostos ao governo: não podemos permitir que Petro nos leve a um estado de isolamento como o alcançado por seus amigos e cúmplices em Cuba e Venezuela”, concluiu.

Laura Sarabia, que assumiu o cargo de chanceler do governo petro em 20 de janeiro, pediu diálogo por meio de canais diplomáticos. “Pedimos calma. Canais diplomáticos e diálogos são a maneira de garantir o tratamento digno de todos os colombianos. Estamos em constante contato com o governo dos Estados Unidos para garantir que o respeito e a serenidade mútuos continuem a guiar nossas relações”, disse ele.

Mais lidos da semana

Lula passa seis meses sem escolher ministros para vagas no STJ

O Presidente Lula (PT) não definiu há quase seis...

Tarcisio e Bolsonaro ignoram as tarifas dos EUA no Brasil após o apoio a Trump

Depois de comemorar nas redes sociais em janeiro, a...

A queda do dólar já faz o sonho do governo de reduzir o seleção

A queda do dólar como resultado da tarifa anunciada...

Possibilidade de chuva pesada preocupa os organizadores da manifestação de Bolsonaro na Paulista

A chuva tornou -se uma preocupação para os organizadores...

Destaques

Lula passa seis meses sem escolher ministros para vagas no STJ

O Presidente Lula (PT) não definiu há quase seis...

A queda do dólar já faz o sonho do governo de reduzir o seleção

A queda do dólar como resultado da tarifa anunciada...

Anvisa emite um aviso geral a todos os cidadãos brasileiros!

Com o progresso da tecnologia, os golpes virtuais tornaram...

Donald Trump tomou uma decisão que irá chocá-lo!

Até 2025, as políticas comerciais dos EUA continuam sendo...
spot_img

Posts Relacionados

spot_imgspot_img