22 C
São Paulo
sexta-feira, abril 4, 2025

Segundo o projeto, 30% dos lugares vagos da agência pública seriam exclusivos para mulheres

Segundo o projeto, 30% dos lugares vagos da agência pública seriam exclusivos para mulheres; O texto aguarda o voto no plenário

Na imagem, o senador Leila Barros (PDF-DF), líder do banco feminino do Senado

O banco feminino do Senado pressiona o presidente da câmara, David Alcoolumbre (União Brasil-AP), a ser colocado na agenda, o projeto de lei que propõe a reserva de 30% das vagas em empresas com participação estatal em mulheres. O texto passou CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) em julho de 2024. Agora, esperando para ser votado no plenário.

O projeto foi realizado nesta quinta -feira (3.B.2025) pelo líder do banco feminino, Leila Barros (PD-DF), na reunião do líder. De acordo com o Power360não deve ser guiado imediatamente. O que foi acordado entre o banco e o álcool é que o texto deve ser acordado em breve em uma reunião.

O pl 1.246/2021 determina as ações do sexo feminino para membros de membros em empresas estatais, empresas de capital misto e outras instituições nas quais o Estado, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com os direitos de voto. A reserva de posição seria realizada gradualmente: mínimo 10% das vagas no 1º ano, 20% no 2º e 30% no 3º. Este é o projeto completo (PDF-132KB).

Entre o total, 30% serão destinados a mulheres -em preto ou desativado automaticamente. A medida será avaliada após 2 décadas. Os conselhos que violarem as determinações não poderão tomar decisões sobre nenhum tópico.

Veja também:  A nova lei torna a residência em Portugal mais acessível aos brasileiros

O autor do texto é o deputado Tabata amarga (PSB-SP), o orador está com o senador Dorinha Seabra (Brasil a Unione).

O projeto também muda as leis 6.404/1976 E 13.303/2016ao solicitar que as empresas espalhem informações sobre a igualdade de gênero, incluindo a porcentagem de mulheres empregadas, posições de liderança e diferenças de salário entre homens e mulheres.

Inicialmente, incluía empresas privadas, mas essa obrigação foi removida do texto. No entanto, aqueles que optam por aderir voluntariamente aos incentivos do governo.

BENCH reivindica a desigualdade

Em 19 de fevereiro, o banco feminino se reuniu para discutir as questões do grupo. Um deles sobre o fato de os membros do Congresso Não tem um gabineteAo contrário de outros bancos na câmara alta.

Outra queixa dos senadores foi que as diretrizes do grupo não foram tratadas como uma prioridade. No momento, Soraya Thronicke (Podemos dizer) Power360 O que Ele desistiu de concorrer à presidência do Senado – foi eleito em 1º de fevereiro – porque falou com Alcoolumbre, desde que priorizará a agenda do banco em seu mandato e deu aos senadores relacionamentos importantes, como o orçamento.

Mais lidos da semana

Documentos do governo 49 Locais de tortura e repressão na ditadura militar

O Ministério dos Direitos Humanos lançou uma publicação que...

A impopularidade é de responsabilidade de todos os ministros do governo Lula, diz Sidônio

O Ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da...

Motta mantém pressão por anistia, e PL agora está falando sobre

O prefeito, Hugo Motta (republicanos-PB), está mantendo a pressão...

Destaques

spot_img

Posts Relacionados

spot_imgspot_img