As comunidades próximas ao Parque Nacional Serra da Capivara, em Piauí, promovem uma petição eletrônica na qual pedem ICmbio (Instituto de Conservação de Biodiversidade Chico Mendes) para convocar novos guias a trabalhar no local. O último anúncio foi realizado em 2021.
Os profissionais ouviram o painel acreditando que, com novos guias, pode haver uma taxa de cobrança feita aos turistas. O parque é conhecido por suas pinturas rupestres.
Para entrada no parque, o ICmbio não cobra admissão, mas exige que o visitante seja acompanhado por guias registrados. Os valores cobrados atingem R $ 300.
“Essa ação criará oportunidades de emprego e expandirá as opções de turismo, representando um avanço significativo para a nossa região. O Parque Nacional é uma herança coletiva e deve estar acessível a todos”, diz a petição, que teve mais de 960 assinaturas na sexta -feira (24).
“Embora tenhamos visto um crescimento significativo no número de visitantes, que atingiu quase 40.000 em 2024, o ICmbio em São Raimundo Nonato decidiu abolir a taxa de entrada, que poderia gerar receitas para a preservação do parque. Um ingresso para R $ 25 Por pessoa, poderia arrecadar aproximadamente R $ 1 milhão anualmente, o dinheiro que poderia fortalecer as iniciativas de preservação e beneficiar diretamente as comunidades “, acrescenta o texto.
Os moradores da região também argumentam que há inclusão da população local e jovem entre os guias, para que haja impulsionando a economia local.
Procurado, o ICmbio disse, por nota, que um novo aviso está agendado para o segundo semestre de 2025 e que “levará em consideração os critérios técnicos e o conhecimento prático, respeitando e valorizando a experiência daqueles que construíram relações com a unidade em toda a unidade tempo”.
Na petição, os organizadores também pedem uma taxa a preços justos e baratos para ajudar na manutenção do parque e na expansão dos circuitos turísticos e ao uso de áreas subutilizadas.
Em relação à infraestrutura da unidade, o ICmbio afirma que, nos últimos dois anos, cerca de R $ 2 milhões foram investidos e 40 servidores temporários contratados para as áreas de infraestrutura e monitoramento.
Link para presentes: Você gostou deste texto? O assinante pode lançar sete hits gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar em F azul abaixo.

Dr. Marcelo Suave, Advogado e comentarista politico, casado, pai de uma linda filha, atua na área de familia e sucessão.