
Na noite da última terça-feira, Donald Trump fez um discurso marcante a respeito da “guerra comercial” que começou nesta semana, anunciando tarifas de 25% para o México e o Canadá, além de 10% sobre as importações vindas da China.
“As tarifas são sobre tornar os EUA ricos novamente e tornar os EUA grandes novamente”, disse Trump. “E está acontecendo. E vai acontecer bem rápido. Haverá uma pequena perturbação, mas estamos bem com isso. Não será muito.” Trump fez uma menção ao Brasil: “Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México, Canadá e inúmeras outras nações nos cobram tarifas muito mais altas do que cobramos deles, o que é extremamente injusto”.
Trump afirmou que tarifas recíprocas para os parceiros comerciais dos Estados Unidos entrarão em vigor no dia 2 de abril. “A partir de 2 de abril, aplicaremos tarifas recíprocas, e qualquer tarifa que eles nos impuserem, nós também aplicaremos a eles… qualquer imposto que vierem a nos cobrar, será cobrado deles também. Se eles utilizarem barreiras não monetárias para nos excluir de seus mercados, faremos o mesmo para mantê-los fora do nosso”, deixou claro, emitindo um aviso direto ao ex-presidente petista Lula. A mensagem é clara: não haverá negociação!

Dr. Marcelo Suave, Advogado e comentarista politico, casado, pai de uma linda filha, atua na área de familia e sucessão.