Donald Trump e Benjamin Netanyahu (foto: EFE/EPA/Michael Reynolds)
Israel recebeu uma carga de bombas MK-84 dos Estados Unidos no último sábado (15). O envio de armas ocorre depois que o presidente Donald Trump suspendeu o bloqueio imposto à exportação de munição, aprovada na administração de Biden.
A confirmação oficial do governo israelense ocorreu no domingo através de Israel Katz, ministro da Defesa de Israel. Ele disse que o carregamento representa um “recurso significativo para a Força Aérea e as IDF” e também “serve como evidência adicional da forte aliança entre Israel e os Estados Unidos”.
A bomba MK-84 é a maior da série a maior da série Mark 80, de origem americana não guiada e aproximadamente 900 kg. Seus lançamentos criam um amplo raio de explosão e podem rasgar concreto e metais.
Na administração de Biden, a exportação de armas de Israel foi suspensa por causa da preocupação do governo dos EUA com o impacto nas áreas civis na faixa de Gaza. Trump derrubou o quarteirão na semana passada.
A remessa ocorre dias após a sexta troca entre reféns israelenses e prisioneiros palestinos, que ocorreu no último sábado.

Dr. Marcelo Suave, Advogado e comentarista politico, casado, pai de uma linda filha, atua na área de familia e sucessão.