
O ministro da Defesa da França, Sébastien Leconnu, disse na quarta -feira que 15 países poderiam dar garantias de segurança na Ucrânia, um compromisso de que, por enquanto, os Estados Unidos não assumiam.
Segundo a BBC, Leconnu fez a declaração após uma reunião em Paris com ministros da defesa do Reino Unido, Alemanha, Polônia e Itália.
“É complexo, temos que pensar em questões de segurança do Mar Negro, usinas nucleares na Ucrânia … e teremos que começar a pensar em dividir essas responsabilidades”, disse o ministro francês, que não mencionou os nomes de todos os 15 países que poderiam oferecer essas garantias.
Na terça-feira (11), a Ucrânia anunciou que aceitou uma proposta de cessar-fogo americana de 30 dias na guerra contra a Rússia e agora está aguardando uma resposta de Moscou.
No entanto, a falta de garantias futuras de segurança para os ucranianos, em um acordo que os Estados Unidos tentam forçar Kiev a assinar a atribuição de terras raras e outros recursos naturais aos americanos, gerou uma conversa entre os presidentes Volodymyr Zelensky e Donald Trump e o vice -JD Vance em fevereiro.
Leconnu disse que os ministros da defesa que se encontraram hoje se reunirão novamente em 15 dias. “Por que 15 dias? Porque se a Rússia aceitar o cessar -fogo, obviamente queremos usar os 30 dias para elaborar a estrutura do modelo de segurança ”, afirmou.
Os países europeus foram oferecidos para enviar tropas de manutenção da paz enquanto o cessar -fogo durar na Ucrânia, mas Moscou resiste à idéia.

Dr. Marcelo Suave, Advogado e comentarista politico, casado, pai de uma linda filha, atua na área de familia e sucessão.