20 C
São Paulo
sexta-feira, abril 18, 2025

Datafolha: 52% acham que Bolsonaro deve ser preso por tentativa de golpe

datafolha:-52%-acham-que-bolsonaro-deve-ser-preso-por-tentativa-de-golpe
Datafolha: 52% acham que Bolsonaro deve ser preso por tentativa de golpe

Considerando tudo o que foi revelado até agora o plano de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder, o ex -presidente deveria ir para a cadeia. Esta é a opinião de 52% dos brasileiros, de acordo com a Datafolha. Outros 42% dizem que ele não deve ser preso e 7% não puderam responder.

Ao mesmo tempo, uma taxa idêntica de 52% dos entrevistados acredita que Bolsonaro não será preso, em comparação com 41% que prevê esse resultado. Também 7% não avaliaram.

Datafolha entrevistou 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 cidades de 1º a 3 de abril. A margem de erro máxima é de dois pontos, por mais ou menos, para a amostra total.

Bolsonaro foi nomeado réu na semana passada pela primeira classe do Supremo Tribunal (STF), que deve julgá -lo ao longo deste ano. De acordo com a investigação da polícia federal e a queixa do escritório do procurador -geral, ele liderou uma tentativa de abolir o estado de direito democrático, entre outros crimes.

O ex -presidente diz que é inocente, embora tenha mudado sua versão inicial de que não tinha nada a ver com os fatos de uma leitura de que ele apenas analisou cenários constitucionais para questionar o processo eleitoral sem levá -los à frente.

Agora, promove uma campanha de manifestações que dizem que é a favor da anistia aos condenados pelo Supremo para os golpistas de 8 de janeiro de 2023, que a queixa da PGR diz que foi um evento ligado à falha do final do final de 2022 – o golpe, nos investigadores, murmurado por falta de apoio do Summit.

A visão da necessidade de prender Bolsonaro é dividida, nos vários estratos socioeconômicos da pesquisa, da mesma forma que o apoio e a rejeição do ex -presidente do eleitorado.

Assim, em sua base no Norte/Centro -Oeste, há um empate técnico: 47% acham que deve ser preso, em comparação com 45% que dizem o oposto. Já no sul, o empate já é um sinal, com 49% dizendo que Bolsonaro precisa ser livre e 46% que o querem presos.

Veja também:  Opinião - Celso Rocha de Barros: Eleição para PT Presidente é uma chance de reorientar o partido e o governo

Como no tempo para votar, a religião está ligada ao perfil da resposta. Se, entre a maioria católica, 55% são a favor da prisão e 39%, contra a avaliação é revertida entre os evangélicos associados aos bolsos, com 54% contrários a 38% favoráveis.

Com o Bolsonaro inelegível até 2030, algo já definido pela justiça eleitoral, o nome do governador Tarcisio de Freitas (republicanos-SP) é um dos mais fortes para substituí-lo na disputa pela presidência.

Nesta pesquisa, a Datafolha testou cenários com ele nas urnas, e a travessia com a pergunta sobre a prisão de seu padrinho dá uma dica sobre o apoio que Tarcisio tem dado ao ex-presidente-ele depende de ele em atos a favor da Anistia, o mais recente no domingo (6).

Para 79% dos que afirmam votar em Tarcisio para o presidente, Bolsonaro não deve ir para a cadeia. Entre eles, a fé em que isso não acontecerá é maior que a média, 62%. O governador procurou se equilibrar como um moderado, evitando ataques às instituições, mas não quer ser visto como um traidor da antiga cabeça, a quem ele serviu como ministro.

Em geral, em relação ao que deve acontecer, há homogeneidade de opinião. Uma exceção é o nordeste, tradicionalmente uma fortaleza de petismo, onde 59% disseram que deveria ir para a cadeia. O apoio a “não deveria” também é menor entre as mulheres (36%) e que concluiu apenas o ensino fundamental (35%).

A avaliação do que acontecerá mostra os mais instruídos, com o ensino superior, acreditando mais na prisão: 50% disseram que, além de 47% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos.

De maneira oposta, os anos de 16 a 24 anos são mais céticos sobre a possibilidade de ver Bolsonaro na prisão: 57% dizem que serão livres. Índice semelhante, 56%, está registrado entre aqueles que têm educação média e entre aqueles que ganham 2 a 5 mínimos.

Mais lidos da semana

Nova presidência da Câmara de SP cria um novo grupo de WhatsApp e exclui Milton Leite

Com a insistência do ex -vereador Milton Leite (Union)...

Podcast discute a pressão dos bolsonaristas sobre Hugo Motta por anistia até 8/1

O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB),...

Tarcisio promete ação política com deputados de anistia após protagonismo de Bolsonaro na Av Paulista

Depois de participar da Lei Bolsonarista pela Anistia aos...

Datafolha: 56% são contra a anistia, mas o tamanho de penas gera divisão

A maioria dos brasileiros, 56% dos ouvidos da Datafolha,...

O jornalista Leo Dias é internado na UTI

O jornalista Leo Dias conhecido por seu trabalho em...

Destaques

Podcast discute a pressão dos bolsonaristas sobre Hugo Motta por anistia até 8/1

O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB),...

Datafolha: 56% são contra a anistia, mas o tamanho de penas gera divisão

A maioria dos brasileiros, 56% dos ouvidos da Datafolha,...

O jornalista Leo Dias é internado na UTI

O jornalista Leo Dias conhecido por seu trabalho em...

A lei modifica os requisitos para os motoristas do país

Recentemente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou as...

Introdução a Musk Trump para reverter as taxas, diz o jornal

De acordo com o Washington Post, o empresário apelou...

O MEC revela a segunda chamada para o grau de pé

O programa oferece uma bolsa mensal de R$ 1.050...
spot_img

Posts Relacionados

spot_imgspot_img