20.4 C
São Paulo
quarta-feira, abril 16, 2025

Bolsonaro e PL recalibram a pressão da anistia e preparam uma força-tarefa para assinaturas

bolsonaro-e-pl-recalibram-a-pressao-da-anistia-e-preparam-uma-forca-tarefa-para-assinaturas
Bolsonaro e PL recalibram a pressão da anistia e preparam uma força -tarefa para assinaturas

O PL recalibrou a pressão para o projeto de lei que pede a anistia dos prisioneiros no Scammer Atos de 8 de janeiro e fará uma força -tarefa para coletar 69 assinaturas de deputados para a urgência da proposta nesta semana.

O ex -presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente do partido Valdemar Costa Neto conversaram com o líder da legenda, Sostenenes Cavalcante (RJ), de modo que a divulgação dos nomes dos deputados indecisos ocorrerá apenas na quarta -feira (9) da manhã.

Sostenes havia dito, na manifestação deste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, que a publicação do placar, com os rostos dos parlamentares, ocorreria na segunda -feira (7). A avaliação de Bolsonaro envolve o fato de que isso pode pressionar indevidamente aqueles que são favoráveis ​​à proposta, mas ainda não foram capazes de assinar.

O líder diz que foi procurado por deputados que já se declararam favoráveis, mas que não conseguiram assinar o pedido de um erro no sistema.

“Isso pode estar acontecendo com outros [deputados]. Então temos que marchar para trás para não perder a dose como o STF, que mata o paciente “, disse ele, referindo -se a críticas pelo tamanho das penalidades impostas (dosimetria) ao condenado em 8 de janeiro.

A publicação dos nomes daqueles que ainda não assinaram a solicitação urgente para a proposta é uma maneira de indicar a militância para quem dirige a coleção. Os deputados não gostam desse tipo de pressão, que pode ocorrer nas redes sociais e pessoalmente.

A estratégia de PL será realizar uma força -tarefa, passando nas reuniões do partido, que geralmente ocorrem às terças -feiras. O foco principal será o União Brasil, os republicanos e o PSD. Os únicos líderes que assinaram a proposta até agora foram Adriana Ventura (Novo-SP) e Luizinho (PP-RJ), bem como o próprio Sostenenes.

No caso de Luizinho, sua assinatura é como deputada, não como líder, não vale todo o banco. No entanto, o presidente do PP, Ciro Nogueira, anunciou um compromisso público de regimento 100% dos deputados para apoiar a proposta.

Os Sostenos escalarão as pessoas com camisetas T nos corredores da câmara para coletar assinaturas que estão faltando para atingir o 257 necessário. Com isso, a conta pode ir direto para o plenário, mas ainda depende do prefeito, Hugo Motta (republicanos -PB).

Nesta segunda -feira (7), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos), disse que falou com o prefeito na sexta -feira (4) para defender o projeto e que o faria novamente.

Veja também:  A PGR avança nos casos de emendas, mas passa mais de 9 meses sem decidir sobre o ministro de Lula

“Faz sentido, acho que não faria sentido ter pessoas muito simples, que não sabiam exatamente o que estavam fazendo, que estavam lá, que estão sendo muito difíceis”, disse ele. “Conversei com Hugo Mota na sexta -feira sobre isso. Vou voltar a conversar com ele agora após a demonstração.”

Motta era alvo dos bolsos na demonstração de domingo. A subida principal para fazer o ataque foi o pastor Silas Malafaia, também como uma maneira de salvar os outros parlamentares presentes com o prefeito.

“O prefeito Hugo Motta disse: ‘Eu sou um árbitro, juiz.’ Somente se ele é um juiz perverso, porque pediu aos líderes do partido que não assinassem o projeto de anistia urgente “, disse Malafaia no carro de som.

“Espero, Bolsonaro, se Hugo Motta estiver assistindo isso aqui, deixe -o mudar, porque você, Hugo Motta, está embaraçoso o povo honrado de Paraíba”, acrescentou.

Mesmo reconhecendo uma escalada de pressão, aliados do presidente da Câmara dizem que ele mantém sua posição para avaliar que não há clima para orientar a proposta. Acima de tudo, não criar uma indisposição com a Suprema Corte (STF).

Brasilia hoje

Receba em seu e -mail o que é mais importante na capital federal

Um aliado perto de Motta traduz a pressão como “ossos do ofício”. A avaliação é que ele manterá a agenda, até que o PL receba todas as assinaturas – que o partido de Bolsonaro diz que ocorrerá nesta semana.

Além disso, a possibilidade de criar uma comissão especial, cujo produto é mais lento e foi anunciado por Arthur Lira (PP-AL) no ano passado, mas nunca foi instalado. O PL diz rejeitar essa possibilidade.

Na semana passada, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse em uma entrevista que Motta atua como “esquerdista do PSOL” por não administrar anistia. De acordo com aliados do presidente da Câmara, ele deixou o PL chegar ao quanto o discurso se incomodou com ele.

Mais lidos da semana

Nova presidência da Câmara de SP cria um novo grupo de WhatsApp e exclui Milton Leite

Com a insistência do ex -vereador Milton Leite (Union)...

Podcast discute a pressão dos bolsonaristas sobre Hugo Motta por anistia até 8/1

O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB),...

Datafolha: 52% acham que Bolsonaro deve ser preso por tentativa de golpe

Considerando tudo o que foi revelado até agora o...

Tarcisio promete ação política com deputados de anistia após protagonismo de Bolsonaro na Av Paulista

Depois de participar da Lei Bolsonarista pela Anistia aos...

Datafolha: 56% são contra a anistia, mas o tamanho de penas gera divisão

A maioria dos brasileiros, 56% dos ouvidos da Datafolha,...

Destaques

Podcast discute a pressão dos bolsonaristas sobre Hugo Motta por anistia até 8/1

O Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (republicanos-PB),...

Datafolha: 52% acham que Bolsonaro deve ser preso por tentativa de golpe

Considerando tudo o que foi revelado até agora o...

Datafolha: 56% são contra a anistia, mas o tamanho de penas gera divisão

A maioria dos brasileiros, 56% dos ouvidos da Datafolha,...

O jornalista Leo Dias é internado na UTI

O jornalista Leo Dias conhecido por seu trabalho em...

A lei modifica os requisitos para os motoristas do país

Recentemente, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) implementou as...

Introdução a Musk Trump para reverter as taxas, diz o jornal

De acordo com o Washington Post, o empresário apelou...
spot_img

Posts Relacionados

spot_imgspot_img