Encontre assuntos e conteúdos de Gazeta do Povo
25% em aço e alumínio
A UE diz que as tarifas de Trump serão respondidas com medidas “firmes e proporcionais”
Por Isabella de Paula
-
com agência EFE
-
11/02/2025 às 07:35
-
Atualizado em
11/02/2025 às 08:15
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: Trump confirmou na segunda -feira (10) Tarifas sobre aço e alumínio (foto: EFE/EPA/Ronald Wittek)
O presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse na terça -feira (11) que a União Europeia (UE) responderá com “empresa e proporcional contraído” a 25% de tarifas impostas a todas as importações de aço e alumínio pelo presidente do Os Estados Unidos, Donald Trump.
“A decisão dos EUA lamenta profundamente a imposição de tarifas às exportações européias de aço e alumínio. Tarifas são impostas – ruins para empresas, piores para os consumidores”, escreveu Von der Leyen em comunicado que também publicou em suas redes sociais.
“Tarifas injustificadas aplicadas à UE não serão sem resposta: eles desencadearão contratos firmes e proporcionais. A UE agirá para proteger seus interesses econômicos. Protegeremos nossos trabalhadores, empresas e consumidores”, acrescentou o presidente do comitê.
Por sua vez, em um discurso no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, o comissário europeu de comércio, Maros Sefcovic, disse que Bruxelas “está atualmente analisando o escopo das medidas determinadas de Trump antes de anunciar o contra -peso.
“Esta é a maneira de proteger os interesses da Europa, mas não é o nosso cenário favorito. Ainda estamos comprometidos com o diálogo construtivo, estamos prontos para negociações e encontrar soluções mutuamente benéficas sempre que possível”, disse Sefcovic.
“Há muito em jogo para os dois lados. Queremos que funcione, porque é a coisa lógica a se fazer”, acrescentou o Comissário.
O decreto assinado na segunda -feira por Trump afirma que as importações de aço e alumínio “ameaçam comprometer a segurança nacional” e que os acordos em vigor expiram até agora em 12 de março de 2025, data da qual os produtos em questão estarão sujeitos a novas tarifas.
Os primeiros contatos entre Bruxelas e Washington após a publicação da medida ocorrerão na terça -feira, quando o von der Leyen se encontrará em Paris com o vice -presidente dos EUA JD Vance como parte de uma cúpula mundial sobre inteligência artificial.
Além disso, Sefcovic também anunciou que se encontrará com seu colega americano, Howard Lutnick, “nos próximos dias”.
Você encontrou algo errado na história?
Comunicar erros
Use este espaço apenas para comunicação por erro
Manchetes principais
Whatsapp: As regras de privacidade do grupo são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros membros do grupo.

Dr. Marcelo Suave, Advogado e comentarista politico, casado, pai de uma linda filha, atua na área de familia e sucessão.